POL - Passive Optical LAN

white and blue light on dark room

Pronto para o futuro

A POL é uma evolução para o mercado de redes.

Trata-se da transformação do cabeamento estruturado convencional (cabo de rede UTP) para a fibra óptica. Este modelo de estrutura usa menos ativos centralizados, maior economia de energia e otimização de espaço, sendo considerada uma tecnologia mais verde.

Em cenários com cabeamento UTP é comum haver o acúmulo de fios e cabos para conectar os dispositivos. Além disso, a conexão tem alcance menor e interferências, principalmente em cenários ruidosos, como indústrias.

Já em uma situação em que a estrutura POL é utilizada, tudo isso é resolvido. As instalações são mais limpas, os ambientes mais organizados e a conexão é estável e veloz, tornando o dia a dia mais eficiente

Benefícios da estrutura POL

A fibra óptica é à prova de futuro. A rede instalada acompanha a tecnologia, sendo necessário apenas alterar as bordas quando necessário.

Maior economia na infraestrutura: reduz a quantidade de eletrocalhas e racks, podendo utilizar apenas um cabo com diversas fibras para realizar a ativação dos equipamentos.

Por possuir menos ativos, a rede de fibra óptica possui baixo consumo de energia, não sendo necessário realizar investimentos altos em climatização.

Infraestrutura Simplificada: com a diminuição de salas técnicas, eletrocalhas e dutos, devido ao fato de que cada fibra distribui informação de vários usuários para cada porta óptica da OLT.

white and black abstract painting
white and black abstract painting

Melhor Controle de Banda: como na solução POL os equipamentos OLT e ONTs estão localizados somente nas terminações da rede óptica, o controle da banda utilizada em cada uma das ONTs torna-se facilitado. Esta característica de ter o equipamento centralizador da comutação do tráfego em um ponto central da rede elimina gargalos e se encaixa perfeitamente com o perfil de tráfego das redes locais atuais.

Economia de Investimentos: traz significativas reduções em investimentos com materiais (CAPEX) e custos relacionados à operação e manutenção (OPEX), proporcionando assim uma economia contínua ao longo dos anos de utilização da rede.

Gerenciamento Centralizado

Com o sistema SIG é possível gerenciar todas as OLTs, ONUs/ONTs da rede, sem a necessidade de direcionar um técnico até o local.

Controle de clientes

Administre o controle de banda e efetue a manutenção preventiva dos clientes, evitando que fiquem sem rede.